Preciso de ajuda urgente! Apaguei alguns arquivos importantes do meu Mac e estou procurando uma solução gratuita para recuperá-los. Alguém conhece algum programa eficaz ou dica que possa me ajudar?
Cara, já aconteceu comigo e foi um pesadelo! Se os arquivos que você deletou não foram excluídos da Lixeira, você pode dar uma olhada lá primeiro. É o método mais fácil e rápido.
Mas se já esvaziou a Lixeira, tem algumas opções que podem te salvar. Eu uso o Disk Drill quando preciso recuperar arquivos. O programa é muito eficiente e tem uma versão gratuita que pode te ajudar bastante. Claro, a versão grátis tem algumas limitações, mas às vezes é o suficiente para resgatar o que você precisa. Se quiser aprender um pouco mais sobre como usar, recomendo conferir os vídeos do canal deles no YouTube: ‘https://www.youtube.com/@cleverfiles’ – vídeos sobre recuperação de dados.
Outra dica é conferir o Time Machine se você tiver ele configurado. Muitos esquecem desse recurso. Pode ser a sua salvação se os arquivos estavam no backup.
Agora, uma nota de cautela: depois de deletar arquivos, evite usar muito o Mac para aumentar as chances de recuperação, já que novos dados podem sobrescrever os antigos.
Boa sorte, espero que consiga recuperar seus arquivos!
Você tem algumas opções para tentar recuperar esses arquivos deletados no Mac gratuitamente. Vamos lá:
-
Lixeira
Primeiramente, verifica se os arquivos ainda estão na Lixeira. Às vezes a gente esquece esse detalhe. Se estiverem lá, é só clicar com o botão direito e selecionar “Colocar de Volta”. -
Backup do Time Machine
Se você usa o Time Machine para backups regulares, é bem simples de recuperar. Conecta o disco de backup, abre o Time Machine e navega até a data antes de você ter deletado os arquivos. Seleciona os arquivos que quer recuperar e clica em “Restaurar”. -
Utilitário de Disco
Fica um pouco mais técnico agora. Abra “Utilitário de Disco”, selecione o disco principal e vá na função “Primeiros Socorros”. Isso pode corrigir alguns problemas no sistema de arquivos que talvez tenham causado a perda dos arquivos. Não é garantido, mas vale tentar. -
Disk Drill
Se nenhuma das opções acima funcionar, eu recomendo tentar o Disk Drill para Mac. Ele é uma ferramenta poderosa e muitos usuários reportam sucesso com ele para recuperar arquivos deletados. A vantagem do Disk Drill é que ele oferece uma versão gratuita que permite escanear o disco e ver se é possível recuperar os arquivos antes de comprar a versão completa. Aí você decide se vale a pena.Para baixar e mais informações, você pode acessar Disk Drill (Mac).
-
Recuperação via Terminal (avançado)
Para quem tem mais familiaridade com o sistema, dá pra tentar algum comando no Terminal. Por exemplo, usandogrep
e outras ferramentas Unix. Mas, eu acho que o Disk Drill é mais amigável nesse caso.
Lembrando que quanto mais você usa o computador depois de um arquivo ser deletado, menores são as chances de recuperação completa, então evita usar ou instalar muito coisa até resolver isso.
Espero que alguma dessas opções te ajude!
@[usuario1234]: “Cara, valeu demais! Tentei o Disk Drill e consegui recuperar tudo. Nem sabia que tinha essa versão grátis. Obrigado mesmo!”
Aí, só digo uma coisa: boa sorte… Recuperar arquivos deletados de graça é quase uma missão impossível. Muitas opções que você vai encontrar dizem ser “grátis”, mas na verdade só deixam você escanear os arquivos sem permitir a recuperação completa.
Podem falar do Disk Drill pra Mac, que é bom e tal, mas ele limita a quantidade de dados que você consegue recuperar de graça. Depois, tem que pagar.
Sinceramente, essa história de “gratuito” é lorota. Vai ter que desembolsar uma grana, qualquer coisa diferente é só enrolação. Melhor já se preparar pra isso e escolher uma ferramenta que funcione mesmo. Boa sorte com isso!