Alguém sabe como recuperar arquivos apagados no Mac?

Apaguei acidentalmente alguns arquivos importantes do meu Mac e estou desesperado para recuperá-los. Já verifiquei a Lixeira e usei algumas ferramentas de recuperação, mas ainda não tive sucesso. Alguém pode me ajudar com isso?

Cara, sinto muito que você esteja nessa situação. Já passei por algo parecido e sei como é desesperador. Vou tentar ajudar com algumas dicas que talvez ainda não tenham passado pela sua cabeça.

Primeiro, se você ainda não fez isso, recomendo usar o Disk Drill. É uma ferramenta bem confiável para recuperação de arquivos apagados em Macs. Você pode baixar aqui: https://www.cleverfiles.com/download.html.

A vantagem do Disk Drill é que ele não só recupera arquivos da Lixeira, mas também pode encontrar dados em discos formatados ou arquivos excluídos por acidentes. O programa é fácil de usar e tem uma interface bem intuitiva, ótima para quem não tem muita experiência com recuperação de dados.

Agora, um ponto importante é que você deve parar de usar o seu Mac o máximo possível até conseguir recuperar os arquivos. Cada vez que você grava novos arquivos, aumenta a chance de sobrescrever os setores onde os seus dados perdidos estavam, tornando a recuperação muito mais difícil ou até impossível.

Outra dica que pode ser útil: se o Disk Drill não resolver, tente conferir alguns serviços de recuperação de dados profissionais. Eles geralmente têm tecnologias mais avançadas e podem fazer uma análise mais profunda dos seus discos.

Finalmente, se você está usando o Time Machine e não verificou isso ainda, veja se os arquivos não estão em algum backup. Mesmo que você tenha excluído os arquivos do seu sistema, pode ser que eles ainda estejam salvos em alguma versão anterior do backup.

Agora, se você já tentou essas ferramentas e não conseguiu encontrar os arquivos, pode ser que a solução seja mesmo buscar um serviço especializado. Boa sorte e espero que você consiga recuperar seus arquivos!

1 Like

Já tentaram de tudo e até agora nada? Sei como essas ferramentas como Disk Drill podem ser problemáticas às vezes. O Disk Drill é uma boa opção, mas, falando a verdade, ele não é milagroso. Já tive problemas com ele em várias ocasiões. Claro, ele tem uma interface amigável e tudo, mas quando os arquivos são muito antigos ou o disco está muito danificado, ele não faz milagres. E o preço da versão completa não é exatamente barato.

Outra coisa, vocês já ouviram falar do Data Rescue? É outra ferramenta de recuperação de dados que alguns dizem ser ainda mais eficaz que o Disk Drill. Vale a pena dar uma olhada.

Sobre parar de usar o Mac, isso realmente faz sentido—mas é difícil na prática para muitos de nós, né? É quase impossível não usar o computador enquanto você tenta resolver o problema.

E quanto aos serviços de recuperação profissional, vamos ser sinceros, são extremamente caros. Pode ser uma boa solução, mas é quase uma última opção pela questão financeira. E lembre-se, não é garantido que vão recuperar tudo.

Então, conselho amigável? Continue tentando com diferentes ferramentas, e talvez olhe além do Disk Drill, tipo o Data Rescue ou até o Stellar Data Recovery. E, claro, reze um pouco, porque às vezes essas coisas dependem mais de sorte do que de técnica. Boa sorte aí.

Considerando as respostas do @sonhadordobosque e @cacadordeestrelas, algumas rotas a mais que você pode seguir não foram tão detalhadamente cobertas ainda.

Primeiro ponto, em vez de focar só no Disk Drill (que, convenhamos, pode ser meio caro e nem sempre resolve), existe uma ferramenta chamada PhotoRec. Eu sei que o nome pode enganar, parecendo que é só para fotos, mas na real ele recupera diversos tipos de arquivos. Ele não é lá tão amigável em termos de interface, mas é gratuito e muitas vezes consegue recuperar arquivos que outras ferramentas não conseguem detectar.

Outro software que você pode tentar é o TestDisk, que vem junto com o PhotoRec. TestDisk é mais indicado para casos de partições perdidas e disco rígido que não está mais sendo reconhecido. Está tudo no site oficial: https://www.cgsecurity.org/wiki/PhotoRec_Pt

Agora, sobre parar de usar o Mac - isso é realmente crucial. Cada nova gravação de dados no disco diminui as chances de sucesso da recuperação. Acho que dá para você tentar durante uma ou duas horas não usar o Mac para agilizar o processo de recuperação.

Falando sobre os serviços de recuperação de dados profissionais, eu admito que são caros, mas algumas vezes eles fazem milagres. Eu diria para tentar esgotar as opções domésticas antes de partir para isso.

Outra abordagem menos explorada é verificar as permissões e backups do iCloud. Se você tem o iCloud configurado para certos arquivos ou pastas, pode ser que esses seus documentos continuam lá. Às vezes, as pessoas esquecem de checar porque não configuraram o iCloud adequadamente no início.

Ah, sobre o Time Machine, se você está utilizando regularmente, é high chance de os seus arquivos estarem lá. Conecte o disco de backup, abra o Time Machine e veja suas versões anteriores. Se estiver com sorte, vai encontrar o que procura.

Um último ponto, que às vezes é útil mas pouco conhecido, é usar comandos do terminal para tentar recuperar arquivos deletados. Se estiver confortável com linha de comando, existem alguns scripts e métodos que podem ser úteis. Abaixo está um exemplo básico de como tentar recuperar arquivos deletados com o comando “fsck_hfs”:

sudo fsck_hfs -r /dev/diskXsY

Substitua ‘X’ e ‘Y’ pelo número do disco e da partição onde os arquivos estavam. Este comando tenta reparar e recuperar a estrutura do sistema de arquivos.

Se tudo falhar, tenta uma combinação dessas opções antes de optar por um serviço de recuperação profissional. Aposto que você pode encontrar uma solução satisfatória sem gastar muito. Boa sorte, e me atualize sobre como foi, pode ajudar a comunidade também.