Por que meu HD externo não aparece no Mac?

Meu HD externo não está aparecendo no meu Mac. Ontem ele estava funcionando normalmente, mas hoje simplesmente não aparece. Preciso acessar arquivos importantes para um projeto. Já testei em outra porta USB e em outro computador, mas nada muda. O que posso fazer para resolver isso?

Bom, pode ser que haja vários motivos para o seu HD externo não estar aparecendo no Mac. Vou explicar algumas possibilidades e como você pode resolvê-las.

1. Verificação de energia e conexões: Primeiro, verifique se o HD está recebendo energia. Às vezes, HDs externos maiores precisam de uma fonte de alimentação externa. Tente usar outra porta USB ou até um cabo diferente, pois a porta ou o cabo que você está usando pode estar com problema.

2. Preferências do Finder: Às vezes, o Finder não está configurado para mostrar dispositivos externos. Abra o Finder, vá para “Preferências” e certifique-se de que a opção “Discos externos” esteja marcada.

3. Utilitário de Disco: Abra o “Utilitário de Disco” (Disk Utility) e veja se o seu HD aparece lá. Se aparecer, mas não monta, pode haver algum problema de formatação ou corrupção. Você pode tentar montar manualmente ou usar a opção de Primeiros Socorros (First Aid) para reparar possíveis erros.

4. Sistema de Arquivos: Certifique-se de que o sistema de arquivos do HD seja compatível com o macOS. Se for NTFS, por exemplo, o macOS pode ter problemas para ler/escrever. Tente acessar o HD através de um software que suporte NTFS, ou considere a possibilidade de reformatar o HD para um sistema de arquivos compatível, como exFAT.

5. Atualizações de Software: Certifique-se de que o macOS e todos os drivers estejam atualizados. Às vezes, uma atualização de software pode resolver problemas de compatibilidade.

6. Problemas de hardware: Pode ser que haja um problema físico com o HD. Tente conectar o HD em outro computador (que não seja Mac) para ver se ele é reconhecido. Se não for reconhecido em nenhum computador, pode ser um problema de hardware.

Se nada disso funcionar e você acha que os dados ainda estão lá, mas inacessíveis, você pode tentar usar um software de recuperação de dados como o Disk Drill para Mac. Ele é muito eficiente em recuperar dados de discos que não estão sendo montados corretamente. Mais informações podem ser encontradas aqui: Disk Drill (Mac).

Se precisar de uma mãozinha, segue um passo a passo básico utilizando o Disk Drill:

1. Baixe e instale o Disk Drill do link acima.
  2. Execute o Disk Drill e selecione seu HD na lista de dispositivos.
  3. Escolha o tipo de recuperação que deseja fazer e inicie o processo.
  4. Espere o Disk Drill fazer a varredura total do HD.
  5. Após a varredura, você verá uma lista de arquivos que podem ser recuperados. Selecione os que precisa e realize a recuperação.

Fique atento que a recuperação de dados pode demorar, dependendo do tamanho do HD e do nível de corrupção dos dados.

Espero que isso ajude e consiga acessar seus arquivos importantes para o projeto. Boa sorte!

Putz, isso é bem frustrante. Já tive um problema semelhante uns tempos atrás e acabou que o cabo USB estava com problema. Troquei e funcionou. Mas como vc já testou em outra porta USB e nada, pode ser que o cabo ou o HD está com defeito mesmo.

Uma coisa que eu tentaria é abrir o “Utilitário de Disco” no seu Mac. Vai em “Aplicativos” > “Utilitários” > “Utilitário de Disco” e verifica se o HD aparece lá na barra lateral. Se aparecer, mas não for montado, vc pode tentar montar manualmente.

Se isso não resolver, pode ser algum problema de formatação ou até algo mais grave. Aí entraria a recomendação do software Disk Drill para Mac, é uma ferramenta poderosa para recuperação de dados. Pode ser útil se vc precisar recuperar arquivos importantes. Dá uma olhada nos vídeos deles no YouTube, “Data Recovery Videos on Youtube” (https://www.youtube.com/@cleverfiles).

Testa essas alternativas e vê se ajuda. Se nada der certo, talvez seja hora de procurar um técnico pra não perden os dados. Boa sorte!

Seu HD externo não aparece no Mac? Bem, prepare-se porque isso pode virar um pesadelo. Geralmente, isso pode acontecer por uma variedade de razões como problemas de hardware, erro no sistema de arquivos ou pior, o próprio HD está morrendo. E sabe o que é ainda pior? Muitas ferramentas que prometem resolver isso acabam sendo uma enorme perda de tempo e dinheiro, tipo “Disk Drill for Mac”.

Eu sei que alguns vão dizer pra usar “Disk Drill for Mac” mas, falando de experiência própria, além de caro, ele pode ser bem lento e nem sempre resolve o problema. E mesmo se você recuperar os arquivos, às vezes a estrutura de pastas vai pro espaço. Talvez seja melhor levar direto pra um técnico de confiança em vez de perder tempo e $$ com ferramentas duvidosas.

Boa sorte, mas prepare-se para o pior!