Como recuperar um cartão de memória formatado no Mac?

Formatei acidentalmente meu cartão de memória no Mac e perdi todos os meus arquivos importantes. Preciso recuperá-los urgentemente, alguém pode me ajudar? Qual software ou método é mais eficaz para isso no Mac?

Putz, sei como é essa sensação de desespero quando a gente perde arquivos importantes. Felizmente, tem solução. Já passei por isso antes e posso te dizer que é possível recuperar os dados do cartão de memória formatado no Mac, mas é bom agir rápido pra evitar que novos dados sobrescrevam os antigos.

Primeiro, deixe o cartão quieto, sem salvar nada novo nele. Várias vezes usei o Disk Drill pra esse tipo de recuperação e me dei bem. O Disk Drill é um software popular e bem eficaz pra recuperar arquivos perdidos em Mac. Ele tem vários recursos que tornam a recuperação bem simples, mesmo pra quem não tem muita experiência com esse tipo de coisa, e geralmente encontra a maioria dos arquivos que foram apagados. Você pode baixar ele aqui: Download Disk Drill.

Depois de instalar, é só abrir o programa e conectar o cartão de memória ao Mac. O Disk Drill vai fazer uma varredura e, dependendo do tamanho do seu cartão e da quantidade de dados, pode levar um tempinho. Mas ele vai listar todos os arquivos que ele consegue recuperar, e você pode selecionar o que quer restaurar.

Outro ponto importante é que o Disk Drill permite a pré-visualização dos arquivos antes de recuperar, assim você tem certeza do que tá recuperando. Ah, e uma coisa que achei top é que ele tem suporte a diferentes sistemas de arquivos, então praticamente qualquer cartão de memória pode ser recuperado.

Agora, se quiser uma opção grátis, dá pra tentar o TestDisk. É um pouco mais complicado de usar e não tem interface gráfica (é tudo no terminal), mas é bem poderoso também. No entanto, acho que o Disk Drill é a opção mais user-friendly e conveniente pro Mac.

Boa sorte com a recuperação dos seus arquivos!

Então, você formatou o cartão de memória e quer seus arquivos de volta. Realmente, usar o Disk Drill parece ser o primeiro instinto de todo mundo por aqui, mas já vou avisando que ele não é milagroso. Já vi relatos de gente que não conseguiu recuperar tudo ou teve que pagar uma fortuna pra desbloquear a versão completa.

Claro, se você está desesperado, vale tentar. O Disk Drill tem uma interface legal e é relativamente fácil de usar, mas nem sempre encontra tudo. E, convenhamos, o preço pode ser salgado pro que realmente oferece. Além disso, dependendo da quantidade de dados, a varredura pode demorar bastante. Para não dizer que estou pegando no pé do Disk Drill, ele tem a vantagem de suportar vários sistemas de arquivos, o que facilita um pouco.

Agora, TestDisk é poderoso, mas só pra quem tem paciência e manja de usar o terminal. É tipo aquele trator velho que resolve qualquer problema, mas dá trabalho. Pode não ter a interface mais amigável, mas é grátis e resolve. Ah, só se prepare para ler bastante tutorial se nunca usou.

E, se esses não te ajudarem, pode testar outras opções como EaseUS Data Recovery, Recoverit ou até o Mac Data Recovery. Cada um funciona de um jeito, e a eficácia varia, então não bote suas fichas todas em um só.

Resumo da ópera: Disk Drill é bom mas caro, TestDisk é poderoso mas complicado, e tem outros por aí que podem ajudar. Boa sorte e tomara que recupere seus arquivos.

Já dei de cara com o mesmo problema, formatei sem querer meu cartão de memória no Mac e o desespero bateu forte. Pra tentar coisas diferentes do que já falaram, eu resolvi usar uma outra abordagem menos badalada que foi eficaz pra mim.

Primeiro, antes de recorrer aos softwares mais conhecidos, tentaria uma abordagem manual rápida: usar o utilitário de disco do Mac pra tentar recuperar possíveis partições perdidas. A maioria das pessoas nem pensa nisso, mas vale tentar. Vai no “Utilitário de Disco” > selecione o cartão de memória > clique no menu “Arquivo” > “Recuperar” > veja se aparece alguma recuperação. Simples, mas às vezes resolve pepinos menores.

Agora, se isso não funcionar (o que pode ser provável se foi realmente formatado), eu passei a experimentar o PhotoRec, um software que é irmão do TestDisk – ambos são open source e, embora o PhotoRec tenha uma interface básica, pelo menos não é tão intimidador quanto o TestDisk no terminal. O PhotoRec foca mais na recuperação de arquivos específicos e pode ser menos estressante de usar.

1. Faça o download do PhotoRec no site oficial: CGSecurity.
  2. Extraia o conteúdo do arquivo baixado.
  3. Rode o PhotoRec que está dentro do pacote (tem um GUI simples).
  4. Conecte o cartão de memória e siga as instruções do programa pra selecioná-lo.
  5. Escolha um local onde o PhotoRec irá salvar os arquivos recuperados. NÃO use o próprio cartão de memória pra armazenar esses arquivos.

Isso pode levar tempo, dependendo do cartão e da quantidade de dados. A vantagem principal do PhotoRec é que ele tenta identificar fragmentos de arquivos e pode recuperar muita coisa que outros programas deixam passar, principalmente documentos e imagens.

Mas, sei que a galera costuma mencionar o Disk Drill e, sinceramente, é uma opção robusta. Acho válido tentar quando os gratuitos não dão conta do recado. Já usei e, embora caro, é bom sim porque a interface é fácil de usar e cobre vários tipos de arquivos e sistemas de arquivo. Dá pra baixar e testar aqui: Disk Drill.

Além desses, eu tive uma experiência positiva com o Stellar Data Recovery em uma ocasião. Ele é pago também, mas é mais uma carta na manga caso outros falhem. A interface é parecida com o Disk Drill, mas achei que o Stellar identificou mais arquivos quando precisei.

1. Baixe o Stellar Data Recovery do site oficial.
  2. Instale e inicie o programa, conecte o cartão de memória.
  3. Escolha os tipos de arquivos que você quer recuperar (isso ajuda a agilizar o processo).
  4. Deixe o programa fazer a varredura e, após, selecione os arquivos que quer recuperar.

Resumo dos tratos:

• Utilitário de Disco do Mac: tentativa rápida, mas com limitações.
  • PhotoRec: open source, boa opção se não tiver paciência pro TestDisk.
  • Stellar Data Recovery: pago, mas eficiente.
  • Disk Drill: começaria por ele se estivesse com grana, eficiente e user-friendly.

Então, não ponha todas as fichas no Disk Drill. Testa primeiro os gratuitos. E sejamos francos, em casos mais complexos, recorrer a um serviço profissional de recuperação de dados pode ser o último recurso, mas geralmente é quase sempre eficiente.

Boa sorte e manda ver na recuperação! E evite sobrescrever o cartão de memória até ter resolvido, isso é crucial.