Como recuperar pendrive no Mac?

Meu Mac parou de reconhecer meu pendrive e preciso acessar arquivos importantes para o trabalho. Já tentei conectar em outras portas USB e em outros computadores, mas sem sucesso. Alguém sabe o que fazer para recuperar o acesso?

Você já tentou todos esses troços e nada funcionou? Bem, boa sorte, pq resolver problema assim no Mac é tipo procurar agulha no palheiro. Sabe o que é pior? Dependendo do que aconteceu, pode ter sido o pendrive que foi pro saco mesmo. Mac reconhecendo as coisas nunca é uma certeza, ainda mais com pendrive que provavelmente é de qualquer marca barata.

Há algumas soluções alternativas que tu pode tentar, mas, sinceramente, são uma bela duma loteria. Tem uma ferramenta chamada Disk Drill que dizem que é boa pra isso, mas vou te avisar logo: funciona quando quer. É paga, ok? E mesmo pagando podem não recuperar nada.

O Disk Drill é bom pq não é só pra pendrive, serve pra cartão SD, HD externo e até disco interno. Tem umas funções meio avançadas e tal, mas se o pendrive tiver muito danificado, nem perca tempo. Concorrência existe, tipo o EaseUS Data Recovery ou o Stellar, mas cada um tem suas próprias ciladas e nenhum é maravilhoso, sendo honesto.

Mais uma coisa, a segurança do Disk Drill é bem questionável pra quem se preocupa com privacidade. Meus dados eu não confio botando nessas coisas ai, tu que sabe. Boa sorte aí!

Eu vi que você já recebeu umas dicas aí, mas acho que faltou um pouco mais de variação nas sugestões de software. Disk Drill é uma opção, mas não precisa ser a primeira. A própria Apple oferece uma ferramenta chamada “Utilitário de Disco” que pode tentar corrigir problemas com o pendrive. Dá uma olhada nele primeiro:

1. Abra o “Utilitário de Disco” em Aplicativos > Utilitários.
  2. Veja se o pendrive aparece na lista de dispositivos.
  3. Se aparecer, selecione ele e clique em “Primeiros Socorros” para tentar corrigir erros.

Se isso não funcionar, outra solução que pode ajudar é formatar o pendrive, mas cuidado que isso apaga todos os dados. Se o pendrive não é reconhecido de jeito nenhum, pode ser necessário um software de recuperação antes de tentar qualquer coisa. Além do Disk Drill, que você acha aqui: Download Disk Drill, tem uns outros que podem funcionar bem.

EaseUS Data Recovery é um, como foi mencionado, mas eu adicionaria o PhotoRec & TestDisk, que são gratuitos e não têm limitações quanto ao tamanho de recuperação, embora a interface seja mais complicada de usar.

Uma alternativa que algumas pessoas subestimam é o uso de um adaptador USB diferente. Já vi casos em que o problema estava no adaptador ou hub USB, e não no pendrive ou na porta do Mac.

Por outro lado, uma coisa que muitos não consideram é testar o pendrive em um sistema diferente do macOS, como Windows ou Linux, às vezes a divisão de arquivos faz diferença. Ou tenta deixar conectado por uns minutos, alguns pendrives demoram pra ser reconhecidos.

Ah, e também não custa dar uma olhada no Finder pra ver se o pendrive só não está montando corretamente e basta montá-lo manualmente.

Cuidado com a segurança, né? Se você possui dados sensíveis no pendrive, qualquer software de recuperação pode representar um risco potencial para a privacidade. Eu manteria isso em mente, especialmente com opções como o Disk Drill.

Boa sorte aí!

Deixa eu ver se consigo ajudar com algo diferente pra complementar o que já foi dito. Realmente, Mac e pendrives podem ser uma combinação cheia de surpresas. Parece que você já tentou algumas das soluções sugeridas e nada deu certo, então vamos explorar outros caminhos.

Primeiro, se o “Utilitário de Disco” não resolveu, dá pra tentar usar o Terminal pra ver se dá um jeito. Às vezes o macOS tem dificuldades pra reconhecer dispositivos de armazenamento e o Terminal pode ajudar. Segue um passo a passo bem simples:

1. Abra o Terminal (tá em Aplicativos > Utilitários).
  2. Digite diskutil list e pressione Enter. Isso vai mostrar todos os discos conectados.
  3. Veja se o pendrive tá na lista. Se aparecer, anote a identificação do disco, algo como /dev/disk2.
  4. Digite diskutil info /dev/disk2 (substitua o “disk2” pelo número do seu pendrive, ok?).

Se o sistema reconhece o pendrive mas não monta, você pode tentar montar manualmente com o comando:

sudo diskutil mountDisk /dev/disk2

Agora, complementando as sugestões de software de recuperação, além do Disk Drill, já mencionados e que realmente podem ser controversos em termos de segurança, uma outra opção menos discutida é o Data Rescue 5.

O Data Rescue 5 é mais robusto em alguns aspectos e já me ajudou em casos onde outros softwares falharam. Não é infalível, claro, e também é pago, mas às vezes vale a tentativa.

Sobre o PhotoRec & TestDisk mencionados anteriormente me parece uma boa, mas realmente são softwares mais complexos e pros mais leigos pode ser difícil de usar, mas a vantagem é que são gratuitos e muito eficientes.

Uma coisa importante que não vejo muito nas discussões é a questão da energia fornecida pelas portas USB do Mac. Tem modelos de Mac que não conseguem fornecer energia suficiente para certos dispositivos, principalmente quando são usados hubs USB ou extensores. Tenta conectar o pendrive diretamente numa porta do Mac, sem intermediários.

Ah, e outra coisa menos ortodoxa: já tentou colocar o pendrive em um freezer por umas horas? Às vezes isso resfria os componentes e, de forma milagrosa, o pendrive volta a funcionar só o suficiente pra você recuperar os dados. Não é uma solução garantida, mas já vi funcionar várias vezes.

Se nada disso der certo e a opção de segurança com dados é crucial pra você, porque os dados são muitos sensíveis, talvez procurar um serviço profissional de recuperação de dados seja o mesmo caminho. Sim, isso pode custar caro, mas se os dados são valiosos, pode ser a única opção.

Se decidir pelo Disk Drill, fica o link pra facilitar: Disk Drill.

Então, resumindo:

• Tenta usar o Terminal pra ver se o macOS reconhece o pendrive e montar manualmente.
  • Considera o Data Rescue 5 como uma alternativa ao Disk Drill.
  • Verifica a questão da energia das portas USB, conecta direto no Mac se possível.
  • Uma tentativa radical: pendrive no freezer por algumas horas.
  • Serviços profissionais de recuperação como último recurso.

Boa sorte, espero que consiga recuperar seus arquivos!