Como recuperar arquivos deletados no Mac?

Acidentalmente apaguei alguns arquivos importantes no meu Mac. Já verifiquei a lixeira e não estão lá. Preciso muito de ajuda para recuperá-los o mais rápido possível!

Primeira coisa, não se estressa, mas age rápido. Quanto mais você usa o Mac depois de deletar arquivos, mais difícil é recuperá-los porque novos dados podem substituir os antigos. Aqui vai uma passo-a-passo para tentar recuperar os arquivos deletados:

1. Verifique o Backup Time Machine:
    Se você fez backup dos seus arquivos com o Time Machine, pode restaurá-los diretamente. Conecte o disco de backup, clique no ícone do Time Machine na barra de menu, escolha “Entrar no Time Machine” e navegue até a data em que os arquivos estavam lá. Encontre os arquivos e clique em “Restaurar”.

2. Procure no Finder usando o Spotlight:
    Às vezes, achamos que deletamos algo, mas na verdade só movemos. Use o Spotlight (Cmd + Espaco) e digite o nome dos arquivos. Talvez eles aparecam num outro local.

3. Uso de Software de Recuperação de Dados:
    Caso o Time Machine não resolva, a melhor alternativa é recorrer a um software específico para recuperação de dados. Um dos melhores para Mac é o Disk Drill. Ele é super eficaz para achar arquivos deletados e tem uma interface muito intuitiva. Você pode baixá-lo de aqui.

4. Passos para usar Disk Drill:

• Baixe e instale o Disk Drill.
    • Abra o programa e conceda as permissões necessárias.
    • Selecione o disco onde estavam os arquivos deletados.
    • Clique em “Pesquisar dados perdidos” e espere o programa fazer o scan. Pode levar algum tempo, dependendo do tamanho do disco.
    • Quando o scan terminar, você verá uma lista de arquivos que podem ser recuperados. Filtre por tipo ou data se necessário.
    • Selecione os arquivos que você quer recuperar e clique em “Recuperar”.
  5. Cuidados após a recuperação:

• Salve os arquivos recuperados em outro local (pendrive, HD externo, etc.), para evitar sobrescrever outros dados no disco original.

É meio trabalhoso, mas se os arquivos eram realmente importantes, acho que vale a pena. E fica o aprendizado: sempre importante manter backup atualizado dos seus dados. Boa sorte aí!

Olha, sinceramente, essas recomendações aí são boas, mas eu já passei por isso e nem sempre funciona assim tão fácil. Primeiro, depende muito do estado do seu disco e do que você já fez nele desde que excluiu os arquivos.

Aí, sobre o Time Machine… não adianta nada se você nunca usou ou se foi preguiçoso com o backup. O Disk Drill é sim uma opção decente, mas a galera não fala que às vezes ele só recupera uma parte dos arquivos ou corrompidos. Tinham umas críticas também sobre ele ser pago e caro, pelo que me lembro. E outra coisa, você tem que considerar a sorte, porque esses softwares nem sempre são eficazes.

E falando em software, tem outros por aí como Stellar Data Recovery ou EaseUS Data Recovery Wizard que não são muito diferentes. Eles dão uma ajuda, mas se os dados foram sobrescritos, já era.

A real é que o mais garantido é prevenção. Quem perde dados importantes uma vez geralmente aprende a fazer backup direito ou vive na paranoia de perder mais coisa.

Pessoal, tenho que concordar: basicamente, a prevenção é mesmo o melhor remédio. Afinal, perder arquivos importantes é um pesadelo que ninguém deveria viver. No entanto, vou adicionar algumas dicas aqui que podem complementar o que já foi dito, principalmente para quem está desesperado para recuperar os arquivos agora.

Vocês já tentaram o Disk Drill, mas eu gosto bastante do Stellar Data Recovery. É um pouco semelhante ao Disk Drill, mas às vezes apresenta uma taxa de recuperação diferente dependendo do tipo de arquivo e do estado do disco. Não custa tentar, já que cada software pode ter suas nuances.

Outra coisa: se vocês tiverem um pouco de conhecimento e quiserem uma alternativa mais técnica, podem tentar usar o TestDisk. Ele é de linha de comando e gratuito, mas requer um pouco mais de habilidade com o terminal. Funciona bem para recuperar partições perdidas e às vezes também consegue achar aqueles arquivos que parecem perdidos para sempre.

Agora, um ponto que acho que não foi coberto: antes de sair instalando um monte de software de recuperação de arquivos, tentem rodar um diagnóstico no disco. Às vezes, problemas físicos no disco podem causar falsos positivos na perda de dados. No Disk Utility do Mac, vocês podem verificar e reparar discos, o que pode ajudar a estabilizar o sistema antes de usar um software de recuperação.

Outra dica, e essa para mim é crucial: evitem ao máximo usar o disco onde os arquivos foram deletados. Qualquer nova operação pode sobrescrever os dados excluídos. Se puderem, rodem os softwares de recuperação a partir de um outro Mac ou em modo de disco alvo, conectando o disco como externo. Isso pode aumentar bastante as chances de sucesso.

Resumindo:

• Tente o Stellar Data Recovery para uma segunda opinião.
  • Se você conhece bem o terminal, TestDisk é uma alternativa gratuita.
  • Faça diagnósticos no disco usando Disk Utility.
  • Minimize o uso do disco que teve os dados excluídos até conseguir rodar a recuperação.

E ah, para quem ainda tá pensando no Disk Drill, ele realmente é uma das opções mais reconhecidas. Mas lembre-se: ele é pago, e às vezes pode não recuperar 100%, então mantenha as expectativas realistas.

Boa sorte aí!