Como recuperar arquivos deletados no Mac?

Estou com um problema sério, deletei acidentalmente arquivos importantes no meu Mac e não faço ideia de como recuperá-los. Alguém sabe qual é o melhor método ou ferramenta para isso? Preciso resolver isso com urgência. Agradeço desde já pela ajuda!

Recuperar arquivos deletados no Mac pode ser um baita pesadelo, mas relaxa que tem solução. Primeira coisa, se você usa o Time Machine, verifica se tem um backup dos seus arquivos lá. Se tiver, é só abrir o Time Machine, navegar até a data/horário antes de deletar os arquivos e restaurar. Fácil e indolor.

Agora, se você não usa Time Machine (e vamos ser honestos, quem usa isso direitinho?), a coisa complica um pouco, mas ainda tem jeito. Existem vários programas de recuperação de arquivos por aí e, na minha experiência, o Disk Drill é um dos melhores. Já me salvou de umas boas enrascadas! Ele é bem intuitivo e tem várias funcionalidades que ajudam a recuperar uma gama bem grande de arquivos de diferentes tipos. Você pode baixar ele aqui: Download Disk Drill.

Outro ponto importante: quanto menos você usar o Mac desde que deletou os arquivos, melhor. Isso porque quando você deleta um arquivo, ele ainda fica fisicamente no disco até ser sobrescrito por novos dados. Então, evita instalar programas ou baixar outras coisas até tentar a recuperação.

Se por algum motivo você não quiser usar o Disk Drill, tem outras opções como EaseUS Data Recovery Wizard e Prosoft Data Rescue, que são boas também, mas eu acho o Disk Drill mais completo e user-friendly.

Fica de olho com programas de recuperação gratuitos, que nem sempre entregam o que prometem ou podem ter limitações chatas, tipo recuperar só um número limitado de arquivos ou tamanho de dados.

Resumindo:

1. Verifica o Time Machine, se tiver.
  2. Baixa e experimenta o Disk Drill.
  3. Reduz o uso do Mac para aumentar as chances de recuperação.

Espero que isso te ajude a resolver o problema rapidinho. Boa sorte aí!

Vamos ser realistas aqui. Recuperar arquivos deletados no Mac é uma baita dor de cabeça, e nem sempre esses programas milagrosos resolvem. Time Machine? Quem de fato usa essa joça com frequência? A maioria só lembra dele quando já tá ferrado.

Disk Drill? É, esse já me ajudou antes também, mas não é pra ficar 100% tranquilo. Ele é caro, e a versão gratuita é praticamente inútil se você tiver muitos arquivos ou grandes quantidades de dados pra recuperar. E nem sempre ele encontra tudo, especialmente se você já andou mexendo no Mac depois de deletar.

Agora, se você não quer pagar, tem uns freeware que prometem muito, tipo PhotoRec do TestDisk. Esses são úteis, mas espera longa demora e nem sempre são user-friendly. Olhe, vai na sorte com todos eles.

Sobre o uso do Mac depois de deletar, isso é vital. Quanto menos você mexer, mais chances você tem de recuperar algo. Mas seriamente, quem consegue parar tudo quando precisa do computador pra trabalho ou estudo? É um conselho bom na teoria, mas complicado na prática.

Então, Disk Drill pode ser sua melhor aposta, mas não espere milagres. Tenta também Prosoft Data Rescue, que já ouvi falar bem, mas nunca testei por ser caro. E, por último, reza pra próxima vez usar o Time Machine ou algum backup na nuvem, porque aí, meu amigo, já era.

Boa sorte aí!

Eu vou contar uma experiência diferente. Concordo com os pontos do Disk Drill e Time Machine, mas vou jogar umas outras ideias na roda. Primeiro, tomara que você tenha parado de usar o Mac imediatamente após perceber que deletou os arquivos – isso diminui as chances deles serem sobrescritos.

Além disso, uma abordagem que muitos não consideram é verificar a Lixeira antes de qualquer coisa. A Apple faz um trabalho decente de manter arquivos deletados na Lixeira por um tempo antes de realmente removê-los do sistema. Então, dê uma olhada rápida ali. Isso pode parecer bobagem, mas já me salvou mais de uma vez.

Se a Lixeira e o Time Machine não ajudarem, aí sim partimos para ferramentas de recuperação de dados. Já vi algumas pessoas mencionando o Disk Drill Disk Drill, que realmente é uma das melhores opções do mercado. No entanto, ficaria de olho na versão gratuita, que pode ser limitada – só vale a pena se for urgente e você não tiver muitos dados para recuperar.

Outra ferramenta que merece menção é o Data Rescue da Prosoft. Ele tem uma interface menos amigável que o Disk Drill, mas, honestamente, achei suas capacidades de recuperação um pouco mais robustas em algumas situações específicas. Custa caro, mas se estiver desesperado, pode ser uma alternativa.

Por falar em alternativas gratuitas, tem o PhotoRec do TestDisk, porém, vá com cuidado. Esse programa não tem interface gráfica e pode ser um pouco intimidante pra quem não tem experiência com linha de comando. É eficaz, mas definitivamente não é user-friendly. Prepare-se pra procurar tutoriais se for sua escolha.

E agora um ponto que poucos mencionam: o próprio MacOS tem um recurso escondido chamado ‘Versões Anteriores’. Funciona somente com alguns tipos de arquivos e requer que você tenha ativado o Auto Salvamento. Vá até o Finder, escolha o arquivo (ou o diretório se o arquivo foi deletado), clique com o botão direito e escolha “Reverter para” ou “Navegar por todas as versões”. Não é garantido, mas pode valer a tentativa.

Ah, e uma dica adicional se nada disso funcionar e você realmente precisar dos arquivos: procura uma empresa especializada em recuperação de dados. Pode sair bem caro, mas se os dados forem insubstituíveis, talvez valha o investimento.

Recapitulando o passo-a-passo:

1. Verifique a Lixeira do Mac.
  2. Se tiver Time Machine, tente restaurar os arquivos a partir dele.
  3. Se não tiver, considere ferramentas como Disk Drill ou Data Rescue.
  4. Se precisar de uma opção gratuita, tente o PhotoRec.
  5. Tente o recurso de ‘Versões Anteriores’ do macOS.
  6. Como último recurso, busque uma empresa especializada em recuperação de dados.

Por último, uma reflexão: Backup e administração de dados é uma coisa que a gente tende a esquecer até precisar. Aproveita a crise pra repensar como você tá cuidando dos seus dados – considere ativar e usar o Time Machine ou um serviço de backup na nuvem regularmente. Vai que ajuda evitar futuros problemas.

Boa sorte com a recuperação dos seus arquivos, espero que tudo dê certo!